quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O poder da Educação e o poder da Política


A Educação e a Política
Ser educador nesse país não é tarefa fácil. A remuneração não é boa, o reconhecimento não existe. É tarefa somente para aqueles que sonham e acreditam na mudança. E, o verdadeiro educador tem consciência do seu papel junto a sociedade. "A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina" (Durkheim)
Em uma cidade, estado, ou país em que as idéias dos políticos que estão no poder executivo não estão de acordo com as idéias dos professores educadores, dificilmente esse político terá sucesso em sua jornada. O que aconteceu em Juara foi exatamente isso.
Dentro das salas de aulas seja ela qual for, o professor exerce sua ação. Lá é o lugar onde suas idéias produzem sentidos, a realidade da sociedade é problematizada e o aluno passa a ver o que antes não via e refletir nas idéias que o professor plantou e: Eis a mudança.
A Educação se presta a constituir esse segundo ser em cada um de nós. Um ser que pensa que critica, que de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário